A vida de um suíno

Antes que possa experimentar um delicioso bacon, os suínos terão vivido em alguns lugares diferentes, onde crescerão fortes e saudáveis, com uma alimentação especial em cada fase de sua vida.

1. O começo de tudo

O início da vida de um leitão até que cresça e se torne bem forte e pesado, começa com uma fêmea e um macho, que são chamados de matriz e cachaço.

Todos os leitões nascidos na unidade de produção vão para a creche e quando estão grandes o suficiente vão para a terminação, onde serão criados até estarem prontos para se tornarem presunto e bacon. 

3. A matriz suína

As porcas gestantes se mudam para um local mais agradável e tranquilo, para que possam descansar durante essa fase tão importante. Elas precisam descansar muito e comer bem para que os leitões nasçam saudáveis e cresçam adequadamente. Por isso, recebem uma alimentação especial com fibras para mantê-las bem fortes.

4. Na maternidade

Alguns dias antes dos leitões nascerem, a matriz suína vai para o que chamamos de maternidade.
Ela dá à luz em uma área chamada de baia de maternidade, onde pode estar perto de seus leitões. Nela, há muito para comer e, também, uma fonte de calor para aquecer os leitões para que possam se sentir confortáveis e quentinhos.

O primeiro leite que os leitões recebem de suas mães é chamado de colostro, além do leite materno, os leitões também recebem uma alimentação especial e líquida. Quando chegam aos 28 dias de vida, começam a experimentar alimentos mais sólidos para que se acostumem com eles em vez do leite e então, são levados para a creche, onde passam a brincar mais com outros leitões.

5. Na creche

Quando os leitões têm cerca de 3 a 4 semanas de vida e estão um pouco maiores, vão para a creche, onde crescem mais e mais. Lá eles recebem alimentos saudáveis e nutritivos feitos com vários ingredientes escolhidos a dedo, como cereais e produtos lácteos. Afinal, só assim poderão ficar fortes para poderem brincar e crescer.

6. Do suíno, tudo se aproveita!

Os suínos entram na fase de terminação com cerca de 55 a 60 quilos. Quando atingem o peso de 120 quilos, eles já estão totalmente crescidos para se tornarem um delicioso e saboroso bacon. Nada se perde, tudo se aproveita!

 


Teste seus conhecimentos

Vamos aprender algumas curiosidades para que possa compartilhá-las com seus amigos? Por que não testar os seus conhecimentos aqui? Você terá muito para ensinar a eles!