Ordenha robotizada

O leite vem de uma vaca, como você sabe. Mas você também sabia que uma vaca leiteira é ordenhada pelo menos duas vezes por dia? Tradicionalmente, isso era feito à mão, mas agora existem robôs de ordenha que facilitam esse trabalho!

Ordenha com robôs

Em uma fazenda leiteira, as vacas vão para o ordenha em horários fixos e elas também têm horários específicos para alimentação e descanso. Elas amam rotina! A condução das vacas até a ordenha deve ser feita com calma, sem barulhos excessivos. O ideal é que as vacas andem para o local em que serão ordenhadas por vontade própria.

A ordenha pode ser realizada de forma manual - em que o leite é retirado diretamente pelas mãos do ordenhador - ou mecanizada - em que o leite é retirado através de um equipamento mecânico que simula a mamada do bezerro. A ordenha mecanizada possibilita a extração do leite de forma mais rápida e eficaz do que a ordenha manual e, quando bem realizada, apresenta menor risco de contaminação. 

Atualmente, também existe o sistema de ordenha robotizada, que torna tudo totalmente automático, possibilitando que as vacas escolham a frequência e o horário em que desejam ser ordenhadas. Assim que a vaca é identificada pelo sistema, o processo de ordenha é iniciado. Além disso, esse sistema pode controlar a iluminação, ventilação e limpeza do local de ordenha, bem como dos tetos das vacas através de um super computador e por vezes também fornecem uma ração deliciosa às vacas enquanto são ordenhadas, conforme a necessidade de cada animal. Legal, né?

A vaca então volta a pastar ou para a sua cama e vai até o robô sempre que quiser. Se sentem que seu úbere está cheio de leite novamente, voltam ao robô tranquilamente. 


Teste seus conhecimentos

Vamos aprender algumas curiosidades para que possa compartilhá-las com seus amigos? Por que não testar os seus conhecimentos aqui? Você terá muito para ensinar a eles!