Um longo caminho a percorrer

Você sabia que o estômago dos bois e das vacas é dividido em 4 partes? Para que possam produzir bastante leite, por exemplo, as vacas precisam comer muito e todo esse trabalho é facilitado por essa característica especial. Descubra mais sobre esses incríveis animais que chamamos de ruminantes com Ana e Du!

Não um, nem dois, não três, mas quatro!

Os bovinos (bois e vacas) se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos juntamente com concentrados, ricos em energia e nutrientes importantes para sua saúde. E por isso, são considerados - assim como as ovelhas, cabritos, búfalos e os camelos - animais herbívoros e ruminantes. Animais ruminantes são aqueles que mastigam o alimento diversas vezes. 

Os ruminantes possuem apenas um estômago. No entanto, seu estômago é dividido em quatro compartimentos, classificados como rúmen, retículo, omaso e abomaso. Logo abaixo, você poderá aprender mais sobre eles.


Um longo caminho a percorrer

Como funciona a digestão dos bovinos?

Uma vaca pasta (come pedacinhos de capim) e engole a comida sem mastigar. Em seguida, vai direto para o rúmen, que é um grande tanque de armazenamento, com capacidade para armazenar quase 120 litros! Quando o rúmen fica cheio, o alimento volta para a boca da vaca para ela o mastigar em pedaços menores.

Uma vez que uma vaca engole a comida pela segunda vez, ela chega ao retículo. É aqui que a comida é digerida em uma consistência semelhante a uma sopa, antes de passar para o próximo estômago.

O omaso contém um tecido que se parece com páginas de um livro. Essas "folhas" absorvem a umidade e os nutrientes dos alimentos, que depois vão para o quarto estômago.

O abomaso se parece com o nosso próprio estômago, porque é aqui que um suco ácido é liberado para digerir os alimentos.


De bezerra a vaca

Assim como os humanos, os animais também passam por diferentes estágios associados à sua idade. 

  • O filhote de uma vaca é chamado de bezerro ou bezerra.
  • A fêmea quando deixa de ser bezerra é chamada de novilha.
  • Uma novilha após sua primeira gestação e parto, se tornará uma vaca de primeira cria ou primípara, assim, o ciclo se completa.
  • Após o parto, a vaca começa a produzir leite e isso se repetirá por várias vezes ao longo de sua vida.

Agora você já sabe!

Você sabia que chamamos os dedos das vacas de cascos? Uma vaca tem quatro pernas, quatro cascos e dois dedos em cada casco. É muito importante que estes sejam bem cuidados. Chamamos este procedimento de casqueamento, funciona como uma espécie de manicure para vacas! Além deste cuidado, é muito importante fornecer a elas uma dieta equilibrada e balanceada, bem como um ambiente higienizado, limpo e seco, como forma de prevenir doenças e lesões nos cascos.

Mata-moscas natural e um super meio de comunicação

Os bovinos possuem um grande aliado quando o assunto é espantar insetos: o seu rabo. E não para por aí, ele pode ser ainda mais útil! Quando eles estão fazendo xixi ou cocô, eles podem levantá-lo para fora do caminho - não que ajude tanto a mantê-los limpos, pois na maior parte do tempo, ele fica coberto de sujeira e lama. Porém, os bovinos também podem se comunicar através dele! O seu posicionamento diz muito sobre o que estão sentindo no momento. Por exemplo, quando estão andando, pastejando ou simplesmente parados, o rabo permanece em posição normal, mas quando estão com frio ou doentes, ele fica entre as suas pernas. Esses são apenas alguns exemplos dos sinais que comunicam através deste super meio de comunicação!

Mais fatos divertidos sobre vacas

Leite ou carne

Existem algumas raças que as vacas são especialistas em produzir leite. Algumas produzem até 12.000 litros de leite por ano. Outras raças bovinas são especialistas em produzir carne. Os animais criados para esse fim, são conhecidos como bovinos de corte. No Brasil, esses animais estão normalmente em grandes pastos, onde as vacas produzem bezerros que irão crescer até se tornarem bois adultos e prontos para virar churrasco. 

Leia mais sobre bovinos de corte